É possível remover informações pessoais do Google e evitar que dados sensíveis caiam em mãos erradas. A plataforma de busca permite que qualquer pessoa abra uma solicitação pedindo a remoção desses conteúdos, garantindo mais controle e privacidade nos resultados de pesquisa.
A seguir, aprenda como remover e-mail, telefone e endereço da busca do Google. O procedimento pode ser feito via navegador web no computador, celulares Android ou iPhone (iOS).
Como remover informações pessoais da busca do Google Clique em “Enviar” para concluir. Acesse a página de solicitação do Google para remover informações.
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As opções “Remover informações encontradas na Pesquisa Google” e “Nos resultados de pesquisa do Google e em um website” já estarão pré-definidas.
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No campo seguinte, marque “Não, prefiro não fazer isso” ou “Sim”.
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Marque a primeira opção da lista, “Informações pessoais, como números de identificação e documentos particulares”.
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Selecione qual tipo de informação pessoal você quer remover do Google.
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Preencha o formulário. Dependendo do tipo de informação, você precisará enviar fotos do documento, URL das páginas que você quer remover os dados e termos de consulta que aparecem na busca.
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Marque a caixa confirmando a veracidade das informações.
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reencha o formulário para remover e-mail, telefone e endereço da busca do Google (Captura de tela: Caio Carvalho)
Quais dados pessoais podem ser removidos?O Google considera os seguintes dados para remoção:
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Documentos e números de Identificação. No Brasil, é o CPF,
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Endereços físicos.
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Números de telefone.
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E-mails;
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Credenciais de login.
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Números de contas bancárias.
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Números de cartão de crédito.
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Imagens de assinaturas manuscritas.
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Fotos de documentos de identidade.
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Registros de consultas médicas, exames, documentos oficiais, entre outros.
Existe algum conteúdo que não é removido?Sim. O Google afirma que preserva o acesso a informações caso o conteúdo seja considerado de interesse público. Isso inclui, sem limitação:
Conteúdo em ou de fontes governamentais e outras fontes oficiais;
Conteúdo jornalístico;
Conteúdo relevante para profissionais.Quantas URLs posso enviar para revisão?O Google permite o envio de até 1 mil links para remoção de informações pessoais da busca. Todos os links podem ser incluídos em um único formulário.Enviei a solicitação para remover meus dados. O que acontece agora?Independentemente se a sua solicitação para remover informações pessoais do Google for aprovada ou não, a empresa envia uma confirmação automática por e-mail. A partir daí, é com o Google, que analisa o pedido com base no formulário preenchido. Se necessário, a companhia pode pedir para você reenviar a solicitação de remoção com mais dados.Se os links enviados estiverem dentro do campo de cobertura da política de remoção do Google, todos os conteúdos informados serão removidos da busca. Caso o pedido não atenda aos requisitos, o Google enviará um novo e-mail com uma breve explicação. Se preferir, você poderá reenviar um novo pedido.
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O que acontece com as URLs se a remoção for aprovada?Se o Google aprovar a remoção das URLs após a análise do formulário, os links contendo suas informações pessoais deixarão de aparecer nos resultados de pesquisa do Google.
Um detalhe importante: o conteúdo é removido apenas da busca do Google, e não da internet. Ou seja, outras pessoas ainda poderão encontrar o conteúdo na página que ele está hospedado, em redes sociais, em outros mecanismos de busca online, ou de outras formas.Posso pedir para remover informações pessoais de sites inativos?Não. O recurso do Google para remover e-mail, telefone e endereço da busca só está disponível para páginas ativas na internet. Caso o conteúdo não apareça mais em um determinado site, mas ainda esteja visível nos resultados de pesquisa do Google, é necessário abrir uma solicitação usando a ferramenta de remoção de URL desatualizado.
Fonte: Google (1, 2)
Post: G. Gomes
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