“O mundo está voltando a vir para o Brasil”. A frase equivocada e politiqueira de Lula em seu perfil no Twitter nesta terça-feira, 7/3, é símbolo de um Marco importante registrado no início de 2023. O país computou a entrada de 868.587 estrangeiros registrados pela Polícia Federal como turistas no primeiro mês do ano.
Pudemos constatar in loco que o Nordeste está sofrendo com a falta de turistas brasileiros e estrangeiros por vários motivos, dentre eles os preços abusivos praticados em toda cadeia turística, questões climáticas, fim do período de férias internas e questão política também, principalmente em relação a Estados do Norte e Nordeste.
O resultado é histórico comparado com a série dos últimos quatro anos.O que não é verdade, pois preços de passagens tantos terrestres como passagens aéreas e hotéis estão muito acima dos preços de anos anteriores. O governo mesmo assim publica que os números superam em mais de 100 mil visitantes os dados dos dois últimos anos antes da pandemia de Covid-19, quando foram registrados 756.883 (2019) e 750.457 (2020). Na comparação com janeiro de 2022, o número quase triplicou (275.942).
Durante todo o ano de 2022, segundo informações da Polícia Federal, o Brasil recebeu 2,689 milhões de visitantes estrangeiros, considerando apenas os que entraram registrados como turistas. O número é 55% menor do que o registrado em 2019, quando 4,847 milhões de turistas estrangeiros desembarcaram no país.
Falácias de Marcelo Freixo
“Os dados demonstram de forma enfática como a imagem do país no exterior influencia diretamente a decisão de visitar o nosso país. O fato novo que nos fez sair de um dos piores desempenhos globais e recuperarmos o interesse do turista internacional foi a mudança de governo. O Brasil deixou de ser pária e voltou a ser visto como um país acolhedor, aliado da humanidade, com compromisso com a sustentabilidade ambiental, com os direitos humanos e com a valorização de nossa diversidade”, afirmou o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
O Brasil em anos anteriores vinha crescendo com o Turismo de todas as formas, mesmo com o advento do Covid-19, as pessoas não deixaram de viajar em face à política desenvolvida pelo governo de Jair Bolsonaro.
“O que a nova gestão vai mostrar é que o Brasil voltou. Nós retomamos o uso da Marca Brasil na promoção do país para dar um recado: o Brasil da sustentabilidade, da diversidade e da democracia está de volta. Estamos vivendo um novo momento e o país está de braços abertos para o mundo”, completou o presidente da Embratur.
Outra mentira, pois o novo governo trouxe muito desemprego, fechamento de comércios e indústrias, grande Empresas saindo do Brasil, retaliações para com os aplicativos de de todas as áreas, pudemos constar também várias praias praticamente desertas sem turista de qualquer nacionalidade, barraqueiros e bugueiros reclamando da situação em plena Alta Temporada,para quem conhece o Turismo ou quem viaja com mais frequência percebe de cara que o governo não fala a verdade.
Post: G. Gomes
Informações: Embratur
Informações: Embratur
Views: 11