Ipea publicou: Indicador do Ipea registra alta de 2,1% na demanda por bens industriais em Julho.

 No trimestre móvel encerrado em julho, o indicador avançou 2,4% na margem. Os dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na sexta-feira dia 33 de Setembro de 2022. O indicador é definido como a parcela da produção industrial doméstica destinada ao mercado interno acrescida das importações. Uma alta de 2,1% foi registrada no Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais, na passagem de junho para julho.

Os dois componentes do consumo aparente avançaram em julho, na comparação com o mês anterior. A produção interna destinada ao mercado nacional (bens nacionais) cresceu 0,8% e as importações de bens industriais aumentaram 9,8% em julho. Já no trimestre móvel encerrado em julho, foi registrada alta de 2,7% na produção de bens nacionais e de 8,4% nas importações de bens industriais. Na comparação entre 2021 e 2022, a demanda interna por bens industriais cresceu 1,9% em julho deste ano contra julho do ano passado.

Analisando o desempenho registrado pelo indicador neste mês de julho, enquanto os segmentos de bens intermediários e bens de consumo semi e não duráveis avançaram, com altas de 2,1% e 2,8%, respectivamente, a demanda por bens de capital recuou pelo segundo mês consecutivo, com queda de 2% na margem.

Em relação ao trimestre móvel, todos os grupos econômicos avançaram na comparação dessazonalizada, com destaque para a demanda por bens intermediários, com alta de 3,1%. Já na comparação interanual, o segmento de bens de consumo semi e não duráveis foi o destaque positivo, com alta de 4,7% em relação a julho de 2021.

Sobre às classes de produção, na comparação dessazonalizada, a demanda interna por bens da indústria de transformação também avançou, registrando alta de 2% sobre junho, encerrando o trimestre móvel com crescimento de 2,8%.

Com base na análise setorial, onze segmentos avançaram na margem, de um total de 22. Entre aqueles com peso relevante, os segmentos outros equipamentos de transporte e farmoquímicos apresentaram os melhores resultados, com altas de 20,2% e 11,1% na margem, respectivamente.

Confira a íntegra do Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais AQUI.

Post: G. Gomes
Informações: Ipea
Print Friendly, PDF & Email

Views: 35

Topclic

Aeromodelista, fotografo, Das Ciências Sociais e pesquisador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

DNIT revitaliza mais de 10 km na BR-429, em Rondônia.

qui set 29 , 2022
 O Departamento Nacional de Infraestrutura de […]

Compartilhe e ajude o site

Translate »