Inaugurado o Núcleo de Esporte de Base para o Alto Rendimento de Vela no Rio de Janeiro.

 Com a missão de apoiar a formação de novos atletas e garantir a renovação em alto nível do país para os próximos ciclos olímpicos, o Núcleo de Esporte de Base para o Alto Rendimento (NEBAR) de Vela foi inaugurado na última sexta-feira dia 3 de Junho de 2022, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. A iniciativa pretende manter a tradição da modalidade como um dos esportes que mais conquistou medalhas para o Brasil em Olimpíadas, com 19 pódios (oito ouros, três pratas e oito bronzes).

O núcleo tem o objetivo de garantir uma transição dos atletas da base para o alto rendimento.

Na vela, o NEBAR é realizado por meio de parceria entre a Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério da Cidadania e a Confederação Brasileira de Vela. “A ideia é dar as melhores condições de treinamento aos jovens atletas. Dessa vez foi a vela, um dos esportes mais vitoriosos do Brasil em Jogos Olímpicos, e que conta com uma nova geração promissora, com atletas como Alex Di Francesco, que se tornou o primeiro brasileiro campeão mundial da Classe Optimist”, destacou o secretário nacional de Alto Rendimento da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, Bruno Souza, que esteve na cerimônia de inauguração do NEBAR.

Ele frisou ainda que o projeto aproveita a estrutura da Marina da Glória, modernizada como um dos legados dos Jogos Rio 2016. “Assim, garantimos as condições de treinamento ideais aos velejadores. Provavelmente, dentro daquele Núcleo de Base estarão os futuros Torben Grael, Martine Grael e Kahena Kunze”, finalizou o secretário Bruno Souza, em referência aos campeões olímpicos.

⛵⛵⛵⛵⛵⛵⛵

Os Núcleos de Base trabalham em diversos eixos para que os atletas mais jovens possam contar com a melhor estrutura física e multidisciplinar possível para treinar e competir:

  • Visam aumentar o nível técnico dos atletas.

  • Capacitar treinadores e outros profissionais envolvidos.

  • Difundir as modalidades para que mais jovens comecem a praticá-las.

  • Garantir o acesso a instalações e equipamentos adequados para treinamento.

  • Proporcionar a participação em competições do calendário internacional.

  • Garantir que os atletas das categorias de base tenham um treinamento que se aproxima da rotina dos atletas profissionais, mantendo-os sempre motivados.

Post: G. Gomes
Capa: Lance
Informações: Ministério da Cidadania
Print Friendly, PDF & Email

Views: 6

Topclic

Aeromodelista, fotografo, Das Ciências Sociais e pesquisador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Boletim Diário Nº 799 sobre Covid-19 em Rondônia de 10 de Junho de 2022.

sáb jun 11 , 2022
 O Governo de Rondônia, por meio […]

Compartilhe e ajude o site

Translate »