O dólar fechou em alta nesta sexta-feira dia 10 de Janeiro de 2025, cotado a R$ 6,10, com o mercado reagindo aos dados mais recentes da inflação no Brasil e aos novos números do mercado de trabalho dos Estados Unidos. Na máxima do dia, a moeda chegou a R$ 6,1248.
O Ibovespa, principal índice acionário da bolsa de valores brasileira, a B3, opera em baixa.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, mostra que a inflação teve alta de 4,83% em 2024, acima do teto da meta de inflação, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
A meta era de 3%, mas seria considerada cumprida ficasse entre 1,5% e 4,5%. É a terceira vez desde 2021 que a inflação fica acima do teto. Agora, o novo presidente do BC, Gabriel Galípolo, terá de publicar uma carta explicando os motivos para o estouro.Além disso, o resultado pressiona o BC a continuar com o processo de elevação da taxa básica de juros. Atualmente, a taxa está em 12,25% ao ano, mas o mercado financeiro já espera algo entre 15% e 16% ao ano em 2025.
No exterior, o mercado repercute o resultado do “payroll”, relatório de emprego mais popular dos EUA. O país criou 256 mil vagas de empregos não-agrícolas em dezembro, bem acima das expectativas de mercado, de 164 mil.
Também houve aceleração contra o mês anterior, quando foram registradas 212 mil vagas. A taxa de desemprego dos EUA ficou em 4,1%. A projeção era de 4,2%, mesmo resultado de novembro.
Os números do payroll servem como referência para que o Federal Reserve (Fed) decida as taxas de juros americanos. Um mercado de trabalho muito aquecido pode pressionar a inflação, e levar o Fed a interromper sua sequência de cortes de juros antes do esperado.
Post: G. Gomes
Informações: G1
Views: 1