O líder da oposição conservadora da Alemanha, Friedrich Merz, venceu a eleição federal deste domingo dia 23 de Fevereiro de 2025, terminando confortavelmente à frente do partido de extrema-direita AfD e dos Social-Democratas do atual chanceler, Olaf Scholz.
O bloco CDU/CSU de Merz obteve 28,8% dos votos, seguido por 20,2% para a Alternativa para a Alemanha (AfD), segundo estimativas da emissora pública ARD. Os Social-Democratas (SPD) ficaram em terceiro lugar, com 16,2% – o pior resultado do partido desde a Segunda Guerra Mundial.
O voto tem um peso particular, pois a maior economia da Europa enfrenta crescimento estagnado, a guerra da Rússia na Ucrânia e a ameaça do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de iniciar uma guerra comercial global que pode prejudicar o já debilitado setor industrial alemão.
“Nós vencemos esta eleição”, declarou Merz a uma multidão eufórica na sede da CDU em Berlim, enfatizando que um governo de coalizão deve ser formado o mais rápido possível. “O mundo lá fora não vai esperar por nós – e não vai esperar por longas discussões de coalizão.”
O euro abriu em leve alta no mercado asiático, subindo 0,3%, para US$ 1,0487. Com as pesquisas de boca de urna alinhadas às expectativas do mercado, a atenção dos investidores agora se volta para a rapidez com que Merz conseguirá formar um governo.
Post: G. Gomes
Via: ebc
Views: 4