Destaques da semana: Geração de 2,7 milhões de empregos em 2021, aumento do piso dos professores e linha de crédito para caminhoneiros.

Esta semana foi marcada pelo início do Ano Legislativo e o Presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia de abertura dos trabalhos no Congresso Nacional, na última quarta-feira (02/02). Um dia depois, na quinta-feira, o Presidente Jair Bolsonaro se encontrou com o Presidente do Peru, José Pedro Castillo Terrones, em Porto Velho, capital de Rondônia. Na economia, o destaque ficou por conta da geração de 2,7 milhões de empregos com carteira assinada no ano passado. Outro dado importante foi registrado no setor portuário brasileiro, que bateu um novo recorde de movimentação de carga em 2021. Foram 1,21 bilhão de toneladas transportadas. Ainda na área de logística, o Governo Federal lançou uma linha de crédito que beneficia caminhoneiros autônomos.
Na educação, o Presidente Jair Bolsonaro assinou portaria que estabelece o novo valor do piso dos professores, que passa a ser de R$ 3.845,63.

Confira estes e outros destaques da semana:

País registra mais de 2,7 bilhões de emprego em 2021

Um importante dado da economia brasileira foi divulgado pelo Governo Federal na última segunda-feira (01/02). De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, o país gerou 2.730.597 vagas de emprego com carteira assinada em 2021. No período, foram registradas 20.699.802 contratações e 17.969.205 desligamentos.

Com o resultado, o país se recupera das perdas ocorridas em 2020, início das restrições causadas pela Covid-19, quando foram fechadas 191.455 vagas.

O saldo de janeiro de 2019 a dezembro de 2021, período do atual Governo, foi de 3.183.221 novos postos de trabalho.

Em 2021, o saldo de empregos foi positivo nos cinco grupamentos de atividade econômica. A maior geração ocorreu no setor de serviços, com 1.226.026 vagas abertas. Em seguida temos: comércio (643.754), indústria (475.141), construção (244.755) e agropecuária (140.927).

Abertura do Ano Legislativo

Durante a apresentação da mensagem ao Congresso Nacional, na cerimônia de abertura do Ano Legislativo, na última quarta-feira (02/02), o Presidente Jair Bolsonaro destacou as principais ações do Governo Federal em 2021 e anunciou as prioridades para este ano.

 Na mensagem, o Presidente Jair Bolsonaro assinalou os grandes projetos de infraestrutura iniciados em 2021 e as outras medidas que beneficiaram o país, como a melhoria do ambiente de negócios; os recordes do comércio exterior, os investimentos sociais e os avanços da campanha de vacinação contra a Covid-19, que é considerada uma das maiores do mundo.

O Presidente Jair Bolsonaro também apresentou as prioridades e expectativas para 2022. As principais são os leilões de 16 aeroportos na 7ª Rodada de Concessões; desestatizações das Centrais Elétricas Brasileiras S.A (Eletrobras), inclusão de 4,9 milhões de pessoas no Benefício de Prestação Continuada (BPC); e atendimento de 552 mil famílias com moradia própria por meio do Programa Casa Verde e Amarela.

Encontro com o Presidente do Peru

Na manhã da quinta-feira (3/02), o Presidente da República, Jair Bolsonaro, se encontrou com o Presidente do Peru, José Pedro Castillo Terrones, em Porto Velho, capital de Rondônia. O encontro ocorreu no Palácio Rio Madeira, sede do governo do estado.

Os dois chefes de Estado trataram dos principais temas da agenda bilateral, entre eles comércio e acesso a mercados, integração física, cooperação fronteiriça, cooperação em defesa e segurança, cooperação técnica e humanitária e combate à Covid-19. Ao final do encontro, foi divulgada uma nota conjunta com 36 pontos discutidos na reunião.

O Brasil compartilha com o Peru a sua segunda maior fronteira em extensão, com quase 3 mil km, além de ser o quarto maior parceiro comercial do país.

Recorde de movimentação de carga

Na área de logística, o setor portuário brasileiro bateu um novo recorde de movimentação de carga no ano passado. Foram 1,21 bilhão de toneladas transportadas. O total representa um crescimento de 4,8% em relação a 2020, de acordo com o Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), divulgado na quarta-feira (02/02).

Segundo o documento, em 2021 houve crescimento na movimentação de cargas de granéis sólidos e líquidos e também de carga geral. Mas o destaque ficou com a transferência de contêineres, com um incremento de 11% em relação ao ano anterior.

Apoio a municípios atingidos por fortes chuvas

Nesta semana, o Presidente Jair Bolsonaro sobrevoou cidades de São Paulo atingidas por fortes chuvas desde o final de semana e lamentou as mortes provocadas pelo desastre natural. Juntamente com ministros, o Presidente Jair Bolsonaro se reuniu com prefeitos das regiões mais afetadas e colocou as ações do Governo Federal à disposição.
Desde que tomamos conhecimento do ocorrido, mandamos para cá nosso secretário de Defesa Civil. Nossos ministros entraram em contato com prefeitos da região e hoje [estou] presente aqui com seis ministros. Também nos apresentamos a prefeitos para mostrar o que nós podemos fazer, o que temos à disposição para minorar o sofrimento das pessoas”, afirmou o Presidente Jair Bolsonaro na ocasião.

Portaria do Piso dos Professores

E a partir deste ano, os professores da educação básica vão contar com salário mais alto. Nesta sexta-feira (04/02), o Presidente Jair Bolsonaro assinou portaria que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. O piso da categoria para 2022 será de R$ 3.845,63. Na cerimônia, no Palácio do Planalto, também foram lançados dois editais com 168 mil vagas em cursos de formação para professores.

Decidimos, então, pelos 33%. É uma maneira que nós temos, um meio de valorizar um milhão e setecentos mil professores do ensino básico no Brasil, que de forma direta estarão envolvidos com 38 milhões de alunos”, disse o Presidente Jair Bolsonaro.

O reajuste de 33,24% é a maior correção salarial concedida à categoria desde o surgimento da Lei do Piso, em 2008. Um total de 1.726.099 docentes terão direito ao novo piso, de acordo com o Ministério da

Linha de crédito Giro Caixa Transportes

Ainda nesta sexta-feira (04/02), o Presidente Jair Bolsonaro participou do lançamento da linha de crédito Giro Caixa Transportes, que beneficia caminhoneiros autônomos. A nova linha antecipa o pagamento de custos de frete com taxas de juros a partir de 1,99% ao mês. O recurso é depositado diretamente na conta dos caminhoneiros com até 120 dias de antecedência.

 A medida traz ganhos financeiros aos caminhoneiros e desburocratiza o serviço.

Até agora, os transportadores autônomos que pegavam recursos antecipados, para cobrir as despesas durante o transporte, pagavam juros entre 10% e 20% ao mês e agora terão taxas mais baixas. A estimativa é que 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas com a nova linha de crédito.

Governo Federal lança linha de crédito que beneficia transportadores autônomos

 O Governo Federal lançou, nesta sexta-feira (04/02), a linha de crédito Giro Caixa Transportes que beneficia caminhoneiros autônomos. A nova linha antecipa o pagamento de custos de frete com taxas de juros a partir de 1,99% ao mês. O recurso é depositado diretamente na conta dos caminhoneiros com até 120 dias de antecedência. O Presidente Jair Bolsonaro participou da cerimônia de lançamento.

A medida traz ganhos financeiros aos caminhoneiros e desburocratiza o serviço. “[A linha de crédito é um] sistema de antecipação de recebíveis em que as empresas de transporte tomam o crédito, mas o beneficiário é o caminhoneiro, quem está na ponta da linha.

Isso significa libertar o caminhoneiro da carta de frete, das operações de crédito casadas que tanto subtraem renda”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante o evento.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, ressaltou que antes os transportadores autônomos pegavam recursos antecipados, para cobrir as despesas durante o transporte, a taxas entre 10% e 20% ao mês e agora terão juros mais baixos. A estimativa, segundo ele, é que 1,5 milhão de pessoas sejam beneficiadas pela nova linha de crédito.

O caminhoneiro tinha o frete, mas ele não tinha necessariamente o dinheiro antes de entregar a carga, então, ele precisava pegar emprestado. Com uma central de registro, a Caixa antecipa esse recurso, com uma inadimplência próxima a zero, e com uma taxa 90% menor”, explicou Guimarães.

Como funciona

As empresas de transporte de cargas que contratam serviço de frete a prazo, podem solicitar ao banco que antecipe seu pagamento diretamente ao caminhoneiro, que recebe o valor à vista por meio de crédito em conta da Caixa, inclusive na Poupança Social Digital, no Caixa Tem.

Podem ser antecipados os fretes com registro no sistema da Secretaria da Fazenda a partir da emissão do Manifesto Eletrônico Fiscal (MDF-e), documento amplamente utilizado pelas empresas do ramo, que armazena informações sobre a carga e os responsáveis pelo transporte.

Para contratar, as empresas de transporte de cargas devem solicitar a habilitação do limite em qualquer agência da Caixa, mediante avaliação de crédito. Após a disponibilização do limite, a operacionalização do crédito é realizada digitalmente pelo Gerenciador Financeiro do banco.

A amortização do empréstimo é feita em parcela única e o vencimento será na mesma data estipulada pelo transportador no MDF-e para o pagamento do frete.

Acesso ao crédito

Durante o evento, também foram apresentadas as ações adotadas pela Caixa para democratizar o acesso ao crédito no país. Uma delas foi a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), possibilitando que os clientes invistam no seu próprio negócio, concretizando planos.

Com a antecipação do saque-aniversário do FGTS, foram beneficiados mais de 2,3 milhões de clientes da Caixa, sendo 1,3 milhão deles clientes negativados. Atualmente, é possível antecipar até três saques-aniversário, a taxa de juros é de 1,49% ao mês e o valor mínimo para contratação é de R$ 500.

No crédito rural, a Caixa bateu recorde de contratações em 2021, totalizando R$ 16,8 bilhões, montante 113,19% maior frente ao mesmo período de 2020. De janeiro a dezembro do ano passado, foram assinados mais de 9,1 mil contratos com o setor.

Informações: Governo Federal
Post: G. Gomes

Print Friendly, PDF & Email

Views: 126

Topclic

Aeromodelista, fotografo, Das Ciências Sociais e pesquisador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Michel Temer é absolvido da acusação de crimes em contratos da Eletronuclear.

dom fev 6 , 2022
 O ex-presidente da República Michel Temer […]

Compartilhe e ajude o site

Translate »