Curso gratuito orienta profissionais de saúde para o cuidado com pacientes vítimas de queimadura.

 Com total de 10 mil vagas, estão abertas as inscrições para a capacitação gratuita Cuidado aos Pacientes Vítimas de Queimadura. O público-alvo da oferta educacional são profissionais de saúde e gestores em atuação na Atenção Primária à Saúde (APS).

O curso, com total de 30 horas-aula, é importante instrumento para o manejo de vítimas de queimaduras, pois possibilita que os participantes conheçam os conceitos, tipos e características das queimaduras, suas causas mais comuns, tratamento e o acompanhamento dos pacientes no âmbito da APS.

Os alunos terão acesso aos recursos para avaliação dos riscos e vulnerabilidades relacionados às demandas espontâneas, bem como organizar o processo de trabalho da equipe, além de revisar o manejo adequado dos pacientes.

A capacitação é oferecida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). O lançamento ocorreu na terça-feira (13/09) e as aulas estarão disponíveis para inscrição até 28 de fevereiro do próximo ano.

Conheça os temas que serão abordados:

  • Epidemiologia das queimaduras;Avaliação de risco e vulnerabilidades.

  • Classificação geral dos casos de demanda espontânea na APS.

  • Organização do processo de trabalho das equipes de APS para o atendimento da demanda espontânea.Caracterização das queimaduras e diagnóstico da extensão da lesão.

  • Primeiros socorros e remoção de pacientes vítimas de queimaduras.

  • Ações da equipe no atendimento ao paciente vítima de queimadura.

  • Prevenção de queimaduras; eFluxo de atendimento com classificação de risco/vulnerabilidade de pacientes vítimas de queimaduras.

Post: G. Gomes
Informações: Ministério da Saúde

Views: 11

Topclic

Aeromodelista, fotografo, Das Ciências Sociais e pesquisador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Operação Cangalha prendeu 1.187 pessoas ligadas às organizações criminosas no Nordeste.

sex set 16 , 2022
 A segunda edição da Operação Cangalha […]

Compartilhe e ajude o site

Translate »