Covid-19: Semana epidemiológica 16: 16/04/2023 a 22/04/2023. Fiocruz não publica os números.

  Resumo do Boletim InfoGripe — Semana Epidemiológica (SE) 16 2023 Análises com base nos dados inseridos no SIVEP-Gripe até o dia 25/04/2023. Semana epidemiológica 16: 16/04/2023 a 22/04/2023.
AVISO: Como as análises apresentadas se baseiam em registros no SIVEP-Gripe que atendem critérios de sinais e sintomas mantidos fixos, as análises aqui apresentadas não são afetadas por eventuais alterações de critérios para classificação de casos confirmados para COVID-19.
Além disso, utiliza-se data de primeiros sintomas e método estatístico para corrigir o atraso de inserção dos registros no SIVEP, para minimizar o impacto do represamento de dados na análise de tendência atual.
Dados provenientes de sistemas de notificação de caso, como é o banco de dados do SIVEP-Gripe que alimenta o InfoGripe, podem conter eventuais erros de digitação ou preenchimento afetando um ou mais dos diversos campos de registro.
Em função disso, as notificações estão em constante avaliação para correções que se façam necessárias mediante análise da rede de vigilância e das equipes locais responsáveis por cada registro. Dados de óbitos são reportados com base na data de primeiros sintomas.
Como os registros de óbitos apresentam dificuldades adicionais para correção do atraso de inserção, não são utilizados nem recomendados para análise de tendência a partir dos dados do InfoGripe.
Recomenda-se utilização do boletim com base nos dados sem aplicação do filtro de sintomas relacionado à presença de febre, conforme indicação do Ministério da Saúde.
Conforme destacado em boletins anteriores, e explicitado em nota técnica elaborada pela Fiocruz, os dados aqui apresentados devem ser utilizados em combinação com demais indicadores relevantes, como a taxa de ocupação de leitos das respectivas regionais de saúde, por exemplo.
Agevisa em Rondônia orienta
Nesta semana, a Organização Mundial de Saúde – OMS declarou o fim da emergência de saúde global da pandemia causada pelo coronavírus. Durante a pandemia, várias ações foram realizadas pelo Governo de Rondônia, para que a população do Estado mantivesse todos os cuidados necessários contra a doença, que afetou todo o mundo.
Em janeiro deste ano, com a situação da covid-19 controlada no Estado de Rondônia, o Poder Executivo revogou o Decreto n° 24.887, de 20 de março de 2020, que declarava “Estado de Calamidade Pública” em todo o Estado, para fins de prevenção e enfrentamento à pandemia, causada pelo coronavírus. A revogação foi definida pelo Decreto n° 27.843, em seu artigo 1°, publicado na Edição Suplementar 8.1, do Diário Oficial do Estado.
CUIDADOS
Mesmo com o fim da emergência global da covid-19, ainda sim, a população deve manter os cuidados necessários para evitar a contaminação, tais como:

  • Manter o esquema vacinal em dia.
  • Se tiver sintomas gripais, fazer o uso de máscaras, especialmente em locais fechados.
  • Ficar atento aos sintomas típicos da covid-19, como febre ou calafrios.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.
  • Fadiga.
  • Dores no corpo e de cabeça
  • Perda de olfato e paladar
  • Dor de garganta.
  • Nariz entupido.
  • Náusea, vômito e diarreia.

Ao sentir os sintomas, é necessário ir até uma unidade médica para fazer a testagem rápida à detecção da doença.

Post: G. Gomes
Informações: Fiovruz/Agevisa

Views: 68

Topclic

Aeromodelista, fotografo, Das Ciências Sociais e pesquisador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Marina Silva continua internada por covid-19!

seg maio 8 , 2023
 A ministra do Meio Ambiente e […]

Compartilhe e ajude o site

Translate »