Avião caiu no mar em Honduras após decolar e deixa ao menos 12 mortos!

Entre as vítimas está o cantor e compositor hondurenho Aurelio Martínez, de 55 anos, figura de destaque na música garífuna . Um avião de pequeno porte da companhia Lanhsa caiu no mar, na noite dessa segunda-feira (17/032025), após decolar da ilha de Roatán, no norte de Honduras, deixando pelo menos 12 mortos e uma pessoa desaparecida.

A aeronave transportava 18 ocupantes, incluindo passageiros e tripulação, segundo informações das autoridades locais.

De acordo com um comunicado oficial do Corpo de Bombeiros, cinco pessoas foram resgatadas com vida, enquanto um passageiro segue desaparecido.

O acidente ocorreu logo após a decolagem do aeroporto internacional Juan Manuel Gálvez, cuja pista fica próxima ao mar, no sul da ilha de Roatán. A aeronave Jetstream 42, que seguia para o porto de Ceiba, sofreu uma falha mecânica e perdeu controle ainda nos primeiros momentos do voo.

“No momento da decolagem, fez uma curva acentuada para o lado direito da pista, caindo na água”, explicou Carlos Padilla, representante da Aviação Civil hondurenha.Testemunhas relataram momentos de terror no momento do acidente. Um pescador que estava na região descreveu a cena ao canal HCH: “O avião quase caiu em cima de nós, eu estava pescando”.

O governo hondurenho segue mobilizando equipes para apuração das causas do acidente e presta suporte aos sobreviventes e familiares das vítimas. A investigação sobre as falhas mecânicas relatadas será conduzida por especialistas da Aviação Civil.

IDENTIDADE DAS VÍTIMAS
O major Wilmer Guerrero, porta-voz dos bombeiros, relatou que a aeronave caiu em uma área de grande profundidade, a cerca de um quilômetro da costa. Equipes de resgate, incluindo nove mergulhadores, foram mobilizadas para auxiliar no socorro.Entre as vítimas está o cantor e compositor hondurenho Aurelio Martínez, de 55 anos, figura de destaque na música garífuna, uma expressão cultural da comunidade afrodescendente e indígena caribenha. A família do artista confirmou sua morte.A lista de feridos inclui uma francesa de 40 anos, que foi transferida para o hospital Mario Catarino Rivas, na cidade de San Pedro Sula. Os hospitais da região estão preparados para atender as vítimas, segundo a presidente de Honduras, Xiomara Castro, que acionou o Comitê de Operações de Emergência para coordenar o resgate e atendimento aos passageiros.

 

Post: G. Gomes

Via APF

Views: 8

Topclic

Aeromodelista, fotografo, Das Ciências Sociais e pesquisador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Lei facilita uso de verba federal para drenagem em município afetado por enchente.

ter mar 18 , 2025
 Foi publicada nesta terça-feira (18/03/2025), no […]

Compartilhe e ajude o site

Meio Ambiente

Translate »