O presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio Lima Leite, afirmou, nesta quinta-feira dia 25 de Maio de 2023, em São Paulo, que a pequena redução de impostos no setor, anunciada pelo governo federal, pode produzir efeitos imediatos na cadeia de produção automobilística. Ele disse que as montadoras já estão alterando planejamentos para poder produzir mais.
Os pátios de Montadoras e lojas autoridades e revendedores particulares estão com pátios cheio de veículos, não tendo para quem vender, os veículo ficaram muito caros em razão da pandemia e da falta de componentes importados como os semi condutores.Além do mais carros dobraram de preços, assim como os impostos tiveram altas consideráveis que impacta na compra de veículos, atualmente veículos usados ficaram tão caros, quanto veículos zero quilômetro. Portanto, essa queda de impostos em nada contribui para baixar preços.
Os Pátio de revendedoras e montadoras estão super lotados de veículo novos e usados, e estão tendo dificuldade em se desfazerem de seus estoques.
“Nós tivemos notícias de três fábricas que suspenderam lockdowns [paralisação dos trabalhos por falta de demanda] que estavam previstos. O efeito [da redução dos impostos] é imediato [e isso explica] a urgência dessas medidas“, disse, em entrevista, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
Para ele, a queda de impostos poderá elevar a produção do setor em cerca de 300 mil veículos por ano. Ele ressaltou, no entanto, que as medidas ainda não foram anunciadas na sua integralidade.
“Essas medidas podem impactar o mercado entre 200 ou 300 mil unidades, mas depende, porque nós ainda não conhecemos todas as regras. Mas não seria muito imaginar algo em torno de 200 mil a 300 mil unidades dependendo de como vai ser essa composição que será anunciada“, acentuou.
Leite garantiu que o corte de impostos não irá causar diminuição na tecnologia empregada nos carros, assim como não haverá redução na segurança dos veículos e no cuidado ambiental.
“Os itens de segurança obrigatórios, que foram uma grande conquista para o consumidor e para a sociedade, eles estão mantidos. Não há qualquer flexibilidade em relação à segurança veicular. Igualmente, não há qualquer flexibilidade quanto à questão ambiental e há um estímulo em caráter social em função do preço do veículo“, finalizou.
Fim dos lockdowns
Leite afirmou não estar autorizado a dizer o nome das empresas que suspenderam os lockdowns programados, mas disse que a indústria automobilística nacional já registrou 14 paralisações de fábricas em 2023.
“Estamos com 50% de capacidade ociosa. É um momento realmente de recuperação da indústria. Esse fenômeno não aconteceu apenas no Brasil, é um fenômeno global, mas principalmente no Brasil as taxas de juros acabaram contribuindo muito para a redução do mercado“, explicou.
Na visão da Anfavea a Taxa de Juros contribui para a queda nas vensas, mas na verdade o excesso de gastos do governo e a falta de investimentos, elevam os preços de maneira geral, e regular Taxa de Juros foi a ultima ferramenta que sobrou para controlar a inflação.
Post: G. Gomes
Informações: Anfavea
Via: ebc