Alguns sinais de Diabetes que aparecem na boca e saiba como detectar a doença de forma precoce.

O diabetes é uma doença crônica que interfere na produção e absorção de insulina, hormônio essencial para a regulação da glicose no sangue. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil é o quinto país com a maior incidência de diabetes no mundo, atingindo cerca de 16,8 milhões de brasileiros. Com números tão expressivos, é vital conhecer os fatores de risco e sintomas da doença.

Surpreendentemente, alguns dos primeiros sinais de diabetes podem se manifestar na boca. Por isso, é fundamental ficar atento aos sinais bucais, uma vez que os cuidados adequados ajudam na detecção precoce e no tratamento efetivo da diabetes.

Quais são os sinais de diabetes que aparecem na boca?

A diabetes afeta diretamente o controle da glicemia no organismo, o que, por sua vez, pode alterar a circulação sanguínea e reduzir o fluxo salivar. Isso ocasiona uma boca mais seca e mudanças no pH da saliva, reduzindo seu efeito protetor natural. Como resultado, a cavidade bucal se torna mais propensa a infecções como periodontite, além de uma maior suscetibilidade à ação de vírus como herpes e cândida.

Especialistas afirmam que a diabetes pode não apresentar sintomas claros no início. Contudo, alguns sinais específicos se manifestam na boca e merecem atenção especial. Veja a seguir quais são esses sinais:

Boca seca

A xerostomia ou boca seca é um dos sinais mais comuns de diabetes. Essa condição é uma consequência da menor produção de saliva em resposta ao aumento dos níveis de açúcar no sangue. Quais são os sintomas mais comuns na boca em pessoas com diabetes?

Gengiva vermelha e sensível: O aumento da taxa de açúcar no sangue facilita a proliferação de bactérias na boca, resultando em gengivas avermelhadas, sensíveis e doloridas, que podem sangrar durante a escovação.
Perda de dentes: Com a diabetes descontrolada, a propensão a doenças periodontais, cáries e outras infecções bucais aumenta, facilitando a perda de dentes.
Aumento do açúcar na saliva: A elevação dos níveis de glicose na saliva cria um ambiente favorável ao desenvolvimento de bactérias, aumentando a probabilidade de cáries e infecções.
Mau hálito: O hálito cetônico, com cheiro de frutas apodrecidas, é comum quando a diabetes está descontrolada e os níveis de açúcar estão desregulados. Esse é um sinal vital para o diagnóstico da diabetes, especialmente quando surge com outros sintomas como sede excessiva, micção frequente e fadiga.
Demora na cicatrização: A diabetes pode reduzir a capacidade do organismo de se recuperar de ferimentos, resultando em complicações após procedimentos odontológicos.
Aftas: Pacientes diabéticos frequentemente apresentam aftas e machucados na boca, principalmente quando a doença está descompensada.

Como diabetes pode afetar sua saúde bucal?

Reconhecer e prestar atenção aos sinais de diabetes que aparecem na boca é vital para a manutenção da saúde bucal e geral. A identificação precoce e o tratamento adequado da doença são essenciais para evitar complicações mais graves. Pacientes com diabetes devem fazer visitas regulares ao dentista e manter uma higiene bucal rigorosa.

Além disso, alguns cuidados especiais incluem:

✅Monitorar constantemente os níveis de glicose no sangue.
✅Manter uma dieta balanceada e controlar a ingestão de açúcares.
✅Praticar atividades físicas regularmente.
✅Não fumar, pois o tabagismo agrava problemas periodontais.
✅Usar fio dental e escovar os dentes após cada refeição.

Conhecer esses sinais e sintomas pode ser a chave para um diagnóstico precoce, essencial para a eficiência do tratamento e para a qualidade de vida do diabético. Cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde integral.

 

 

Post: G. Gomes
Noticia sugerida por: TerraBrasil

Views: 3

Topclic

Aeromodelista, fotografo, Das Ciências Sociais e pesquisador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Post

Inmet alerta sobre riscos da baixa umidade na região central do País.

ter ago 20 , 2024
 O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) […]

Compartilhe e ajude o site

Translate »