Na nova atualização do aplicativo, qualquer pessoa pode acessar dados de volume de chuvas num determinado ponto, nível e vazão de rios, assim como informações diversas de alguns dos principais reservatórios brasileiros – vazão afluente (que chega), vazão defluente (que sai), nível e volume. Outra novidade é que o aplicativo mostra os reservatórios do Semiárido (Nordeste e Minas Gerais) por faixas de volume acumulado de água, indicando visualmente a situação de armazenamento deles.
Outra funcionalidade da ferramenta permite receber alertas sobre as cotas de referência nas estações fluviométricas escolhidas pelos usuários do aplicativo, sendo que o mesmo vale para acompanhar, diariamente ou por hora, o volume de reservatórios de interesse das pessoas que utilizam o Hidroweb mobile. Assim, é possível acompanhar pela ferramenta a ocorrência de eventos hidrológicos críticos, como inundações e secas, e planejar medidas para atenuar os impactos dessas situações.
O aplicativo integra o Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), gerenciado pela ANA, e permite o acesso aos dados telemétricos coletados pela RHN. Os dados gerados são importantes para a sociedade, pois são utilizados na gestão de recursos hídricos e em atividades econômicas, como: geração de energia, irrigação, navegação e indústria.
Informações: ANA
Post: G. Gomes
Views: 32