Uma das cientistas a fazer uso do app é Nathália de Carvalho Ramos, cirurgiã-dentista cuja formação está vinculada à Universidade Estadual Paulista (Unesp) com um período na New York University (EUA), durante o doutorado. Para ela, o Talentos Capes pode vir a ser “uma rede social dos pesquisadores e alunos de todas as áreas no Brasil. A plataforma tem potencial para ser uma excelente ferramenta de relacionamento”.
A estratégia com o aplicativo é apresentar às empresas um conjunto de dados a respeito do trabalho desenvolvido no exterior. O cadastro é feito pelo próprio ex-bolsista, que edita o perfil acadêmico e profissional, assim como os contatos, a qualquer momento. É uma forma de manter as informações atualizadas, aumentando as chances de conseguir empregos no Brasil.
O app amplia as conexões e relacionamentos acadêmicos e profissionais de ex-bolsistas de mestrado e doutorado pleno financiados pela Capes. A plataforma permite a pesquisa por título, área, palavra-chave e país, além de possibilitar a publicação do link de acesso ao currículo Lattes e ao Orcid.
A plataforma é, ainda, um caminho para alinhar parcerias e cooperações com outros países. Isso facilita a internacionalização de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa que estejam em fase inicial, além de colaborar para o preenchimento das bolsas em editais da Capes do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt).
O aplicativo está disponível na Play Store, para equipamentos com sistema Android, na App Store, para iOS, e em versão web.
Views: 13