A Polícia Judiciária Civil deflagrou hoje dia 25 de Junho de 2020, a Operação intitulada “Hera” contra crimes de violência doméstica, durante a quarentena e tem objetivo de cumprir 54 Mandados de Prisão Preventiva em diversos municípios do Estado de Rondônia.
Cerca de 120 policiais civis cumprem as ordens judiciais simultaneamente em Porto Velho, Cacoal, Espigão D´Oeste, Guajará-Mirim, Ji-Paraná, Ouro-Preto, Rolim de Moura, Nova Brasilândia, Vilhena, Colorado e Cerejeiras. Sendo 30 mandados na capital e 24 no interior.
As investigações são coordenadas pela Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher – DEAM, Delegacia de Polícia Interestadual – Polinter e Departamento de Polícia do Interior – DPI e visa capturar foragidos da justiça acusados de crimes sexuais e violência contra a mulher.
A observância de estrita necessidade tornou a ação indispensável mesmo em pandemia. E obrigou os policiais a adotarem “cuidados excepcionais” na prevenção contra o Covid 19, como álcool em gel e uso de máscaras, atendendo as orientações da Organização Mundial de Saúde objetivando não colocar em risco os policiais e conduzidos.
O nome da operação Hera faz alusão a deusa grega protetora do casamento, da vida e da mulher que governava Olimpo ao lado do seu marido o Zeus, uma vez que a permanência em casa imposta pela pandemia, aliado ao uso do álcool e outras drogas, potencializaram os riscos de crimes contra a mulher que precisa de uma proteção divina.
Views: 35