Foi publicado, na sexta-feira dia 19 de Agosto de 2022, o Edital n.º 78/2022, referente à aplicação do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Exterior 2022, nas modalidades regular e para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL). O exame regular será aplicado dia 27 de novembro, em 12 países, e a versão PPL ocorrerá no período de 28 de novembro a 9 de dezembro, em unidades prisionais no Japão.
O Encceja Exterior é voltado para brasileiros residentes no exterior e para jovens e adultos submetidos a penas privativas de liberdade fora do Brasil. O período de inscrição para o exame será de 23 de agosto a 3 de setembro. A inscrição para a versão regular do exame no exterior deve ser realizada pelo Sistema Encceja Exterior. Já a inscrição para o Encceja Exterior PPL deve ser realizada pelos responsáveis no Consulado-Geral no Japão.
Atendimentos
Os participantes do Encceja Exterior que precisarem de atendimento especializado ou tratamento por nome social devem, no momento da inscrição, informar a condição que motiva a solicitação, bem como encaminhar a documentação comprobatória, conforme previsto no edital do exame. No caso dos participantes do Encceja Exterior PPL, os procedimentos de atendimentos devem ser realizados pelos responsáveis, no consulado-geral no Japão.
Também é preciso informar, no momento da inscrição, o país, a cidade e a etapa de ensino — ensino fundamental ou médio — escolhidos, bem como as áreas de conhecimento optadas.No Encceja Exterior regular e PPL, será oferecido atendimento especializado para participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também haverá atendimento para gestante, lactante, idoso ou pessoa com outra condição específica.
O resultado das solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social será divulgado dia 19 de setembro. Aqueles que tiverem os pedidos indeferidos poderão interpor recurso no período de 19 a 25 de setembro.
Post: G. Gomes
Informações: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
Views: 43